sábado, 14 de setembro de 2019

 SOZINHA NO MUNDO.

     Vocês sabem o que é fichamento? Pois bem, estou aprendendo também! 
Adoooooro fazer resuminhos de tudo que ando lendo e vou compartilhar um resumo de um dos livros mais lindos que já li. 
Essa leitura foi feita em abril desse ano e vou contar sobre todo o livro, então cuidado: Spoilers à vista!!

Acompanhamento literário de Ana Manuela Dias
Mês e ano de leitura: abril de 2019
Empréstimo realizado pela Biblioteca Municipal 

TÍTULO DA OBRA LITERÁRIA: Sozinha no mundo 

AUTOR DA OBRA LITERÁRIA: Marcos Rey

ANO: 1984

COLEÇÃO: Série Vagalume.

PERSONAGENS PRINCIPAIS: Pimpa, Dona Berenice,Noel, a assistente social e a oncinha de pelúcia Lilla.

ENREDO: 

      O livro fala sobre uma garota ( Pimpa) que sai de sua cidade com a mãe para visitar um tio que manda dinheiro  para elas sobreviverem. No ônibus,Pimpa conhece um garoto que fazia um documentário sobre viagem. Esse menino chamado Noel estava acompanhado de sua mãe,a dona Berenice,que por sinal faz um grande papel nessa história. Sem falar que Pimpa perdeu sua mãe no ônibus(a mãe de Pimpa faleceu) e com o juizado, dona Berenice, sempre sendo simpática, adotou permanentemente Pimpa.
      Depois de alguns dias, uma mulher chega a casa de dona Berenice dizendo que era a assistente social e que viera buscar Pimpa, para levá– la para o orfanato. Com muito medo, Pimpa resolveu arrumar suas coisas e fugir pela janela, sem que a assistente social a visse. 
Sem onde ir ou onde ficar,se considerou sozinha no mundo.
      As primeiras pessoas que hospedaram Pimpa por um tempo, foi um pessoal do circo, chamado “PARQUE DA VIÚVA”, onde vivia a diretora do parque, os malabaristas, equilibristas, trapezistas, domadores e etc.... Pimpa queria ajudar em alguma coisa e então foi encarregada do som do parque. 
Pimpa estava vivendo bem, fazendo amizades, se divertindo com o que descobria. Até que a assistente social achou o esconderijo de Pimpa, mas, com a ajuda dos amigos, a assistente não a encontrou. No dia seguinte, sabendo que a assistente poderia voltar, Pimpa se despediu dos amigos e saiu do parque, sem rumo, novamente sozinha no mundo.
      A procura de um emprego, ela virou amiga de uma menina , que mostrou a ela onde outras meninas moravam, numa casa com um professor que oferecia cursos e um lugar grátis para morar. Pimpa, como novata, estava a procura de respostas... Qual era aquele curso? Será que se eu perguntar a algumas  meninas daqui, elas também saberão? 
Pimpa ficou num quarto com Viviana, que era sua colega de quarto. As duas não sabiam nada sobre o tal curso. 
Viviana tinha sido encontrada sozinha por aí, fugindo da sua mãe abusiva. 
O curso era dado pelo professor Pessoa. Muito estranho e que era obcecado pela postura e livros de boas maneiras. Mais para frente, Pimpa percebeu que parecia um curso de teatro. Ele sempre pedindo para sorrir, chorar, etc... Até que um dia, percebeu que teria de AJUDAR A ASSALTAR UMA JOALHERIA DO SHOPPING!!!!!! Descoberto aquilo tudo, juntou suas coisas e novamente, fugiu para rua,estando "sozinha no mundo"...
      Andando por aí e com pouco dinheiro, encontrou uma “PENSÃO DE MENINAS ESTUDANTIS” que, praticamente, hospedava meninas que estudavam naquela cidade e não tinham nenhum parente. Viu escrito: “funcionamos em dias de férias”. Era dezembro, poucas pessoas estariam naquele lugar. Achava que poderia pagar uma semana naquela pensão ou mais tempo, poderia esfriar a  memória e pensar em algum plano para encontrar seu tio. Ela conseguiu permanecer lá por uma semana graças a uma nova amiga, "meio gordinha, pequena e beeeeeeeemmm esfomeada". Elas conversavam, brincavam e se conheciam... Pimpa tinha certeza de que a assistente estaria por aí e deveria tomar cuidado. Contou sua história à sua nova amiga, e ela prometeu ajudar no esconderijo e a buscar informações do seu tio. 
Sua amiga, chamou ela para uma gincana que acontecia todos aos domingos atrás da pensão onde ela estava. Adivinhem quem estava lá? Noel... Mas sem câmeras, fotos ou registrando momentos como no ônibus. Estava competindo! Pimpa e Noel competiram juntos e venceram! 
Para acabar com a festa, a assistente social achou Pimpa, que correndo, conseguiu fugir e percebeu que deixou tudo pra trás: Noel, sua verdadeira amiga e o mais importante: suas roupas!  Relaxem, Lilla (sua tigrinha de pelúcia) estava salva com Pimpa. Nem preciso dizer que Pimpa estava...
      Alimentando cachorros de rua, Pimpa conheceu Marta Vidal, uma ex- cantora muito chique que ao terminar seu sucesso, criou um canil para adoções, com 33 cachorros só de rua! Pimpa se hospedou com ela e levou seu cachorro ( o que encontrou na rua) para lá. Noel conseguiu encontrá- la graças a uma carta que havia mandado quando chegara na casa da dona Vidal. Noel ao saber que Pimpa estava bem, se retirou mais a assistente social, entrou. Fugiu,correu, Pimpa não descansava e nem sinal do tio. Fugindo, Pimpa foi atropelada.
      Acordou, meio tonta, mais percebeu que estava em um carro com almofadas gostosas, que dava vontade de dormir. Também, se virou sozinha numa cidade desconhecida, morando com pessoas que nunca vira e tendo de se alimentar com apenas Cr500,00. Quando percebeu que estava com uma pessoa que parecia ser uma boa pessoa, aceitou ser hospedada por ele. Enquanto isso, relaxava naquelas almofadas. Nunca dormira tão gostoso. Seria um homem gentil rico? Quando chegou, viu uma mansão! E parecia ser tão grande! Tinha um jardim com piscina na frente da casa e depois tinha uma mansão que cobria o sol. Lá dentro? Era tão frio e sombrio. Tantas escadas, lugar imenso, feito um lindo castelo. Aquele homem parecia merecer aquele castelo, seria um princípe! O quarto de Pimpa era grande, do tamanho de sua casinha. Bem grande e com poucos móveis. Apenas uma cama, um guarda – roupa, uma televisão e uma escrivaninha,com papéis e canetas de diferentes lugares do mundo. Chegando , nem esperou, correu à escrivaninha para contar as novidades à Noel. Sempre gentil, o dono do castelo se ofereceu a mandar a carta para o correio e com um lindo selo. No dia seguinte, Pimpa foi explorar o castelo. No segundo andar, onde estava, tinha só quartos, 13 no total. Desceu correndo as escadas e na parte debaixo tinha a cozinha do lado esquerdo,corredor que dava à porta da frente no meio e do lado direito uma sala. No jardim tinham árvores que refrescavam o ambiente e uma piscina que refletia muito bem o rosto de quem aparecia. Explorando tudo, Pimpa descobriu muitas coisas...

1: O príncipe queria envenenar Pimpa e enterrá – la no jardim.
2: Ele era comprometido com uma mulher
3: Essa era a assistente social
4: A assistente conseguiu enganar Noel mudando de cor o fusca preto.
      No final da história,Pimpa fica sobre os cuidados de dona Berenice, a assistente e o tio são presos e assim.... UFA! Pimpa descansa e se livra de todos que lhe quiseram mal.

                                          Muito legal esse livro eu adorei! 
Obrigada mamys por me apresentar essa coleção e me mandar ao mundo literário!

domingo, 1 de setembro de 2019

Trilogia "Para todos os garotos que amei."

  Meus primeiros livros sem ilustrações foram da trilogia: "Para todo os garotos que já amei", escrito pela Nova iorquina Jenny Han, da editora Intrínseca.


A trilogia é da categoria romance, assim como o filme. Ele conta sobre a vida da jovem Lara Jean, convivendo com o namorado, Peter.


  A história é do ponto de vista de Lara Jean. Então, todo sentimento, movimento, pensamento dela, os livros relatam.
  Essa trilogia apresenta conteúdo para maiores de 14 anos, então, pessoas com idade menores que essa poderão ter dificuldade para entender algumas palavras.
 Vou dar uma dica: Leia o livro com um dicionário perto!

  Também tem o filme dessa história, com o mesmo título. O mais legal, é que eu vi o filme e li depois os livros! Fui vendo o que tinha a mais no filme e o que deletaram da história. Agora já sei spoilers dos últimos 2 filmes. Legal, né?
  Eu recomendo! É muito lindo e romântico, amei!
     Aqui encerro,
            Ana Manuela